quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Exercicios de Respiração Sem Instrumento

INTRODUÇÃO AOS EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO Pessoal vamos estudar

Sempre que resolvo falar algo sobre respiração, fico pensando se devo tocar em um assuntotão simples, e ao mesmo tempo, tão complexo.Durante toda a nossa vida nós respiramos, por isso estamos vivos, e nunca nospreocupamos com isso. Existem várias pessoas que nunca pensaram nisso e estãorespirando corretamente, pois estão vivas.Então por que tocar num assunto tão delicado? A resposta é porque a respiração usada emnosso dia-a-dia não é a mesma que nos empregamos tocando um instrumento de sopro. Énecessária uma quantidade muito maior de ar para se tocar um instrumento do que énecessário para falar ou fazer as coisas habituais.Existe uma infinidade de exercícios de respiração, e eu mostrarei apenas alguns dos que eumais gosto. Mas lembre-se: da mesma forma que você nunca deve parar de praticar comseu instrumento, você também nunca deve parar de exercitar sua respiração. Exercícios derespiração devem fazer parte de sua rotina diária da mesma forma que tocar com o bocal,escalas, músicas e etc.Quando exercitamos nossa respiração, a palavra chave em nossa cabeça deve serRELAXAMENTO. Nenhuma tensão deve ser encontrada. Nada de movimentos bruscos.Nenhuma força. O que nós queremos é simplesmente movimentar a maior quantidade de arpossível durante toda nossa performance. Traduzindo para nossa linguagem normal, nósqueremos respirar sempre grandes quantidades de ar durante todo o tempo em queestivermos tocando.Parece muito simples, mas infelizmente não é. Quando nos distraímos ou estamoscansados, a nossa tendência natural é respirar cada vez menos, e com menos freqüênciatentando gastar menos energia. Isso faz com que nossa embocadura seja cada vez maissacrificada e que nosso som fique cada vez mais espremido.Lembre-se de que o segredo para uma boa respiração é respirar profundamente, sempretentando pegar a maior quantidade de ar possível, e freqüentemente. Não deixe seu aracabar antes de tomar uma nova respiração. Assim como você não deve deixar acabar agasolina de seu carro antes de abastecê-lo, você também não deve ficar sem ar e só depoisrespirar.A maior parte dos professores trabalha com a fórmula de dois terços utilizados para umanova respiração. Eu, particularmente prefiro metade utilizada para uma nova respiração. Ouseja, cada vez que meu tanque de combustível chega na metade, eu o encho novamente.Serei mais específico ainda: Quando eu começo a ter que fazer força para meu ar sair, istoé, quando ele já não sai mais sozinho, naturalmente, sem que eu o sinta, esta é a hora deuma nova respiração.
Por fim, lembre-se de que a capacidade de ar em litros varia de acordo com o tamanho,idade e sexo de cada indivíduo. O que você deve fazer é conhecer a sua capacidade de ar etrabalhar com ela da melhor forma possível.

Vamos Estudar.....

EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO PARA INSTRUMENTISTAS DE METAL

PARA DESENVOLVER EFICIÊNCIA, FLEXIBILIDADE E COORDENAÇÃO.

Objetivo:

O objetivo destes exercícios é auxiliar no desenvolvimento de um natural e eficiente hábitorespiratório para um melhor toque. Estes exercícios foram criados para desenvolvereficiência, flexibilidade e coordenação de sua rebspiração.
Respire Naturalmente:Enquanto estiver fazendo estes exercícios, respire profundamente e pense em utilizarsimultaneamente todo o seu aparelho respiratório. Isto significa dizer que você não devepensar nem na parte superior, nem na inferior de seu tronco e sim nele como um todo.Apesar de grandes respirações aparentarem ser regionalizada, como, por exemplo,expansão do abdômen ou do tórax, não é muito recomendável para o instrumentista demetal, conscientemente, induzir a expansão desta ou daquela região em particular. É muitomelhor que ele foque a sua atenção para a inalação de grandes porções de ar, aliada a umaboa postura, que permita que seu corpo funcione com naturalidade.Conclusão:Pense em ar em movimento, não em corpo em movimento. Mantenha uma boa postura, seconcentre em movimentar grandes quantidades de ar e permita que seu corpo hajanaturalmente.

EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO SEM O INSTRUMENTO.

Os próximos exercícios devem ser feitos utilizando-se de um tubo plástico (luva de pvc demeia polegada) posicionada entre os dentes para auxiliar na abertura e no relaxamento dagarganta, e para canalizar o ar em direção aos pulmões. Este tipo de tubo pode serfacilmente encontrado em qualquer loja de materiais para construção. Uma sacola plástica(de lixo de pia ou banheiro) preza com elástico no final do tubo vai ajudá-lo a prevenirhiperventilação (tonturas). Inspire e expire dentro da sacola, e não se preocupe em pegar omesmo ar, pois os exercícios são feitos apenas poucas vezes, não ocasionando nenhumproblema para o instrumentista. Respire como explicado acima, eliminando qualquer tensãoe esforço desnecessário.

A. Respire utilizando pequenas e rápidas inalações até encher completamente seuspulmões. Segure o ar por dois segundos, e solte vigorosamente em três ou quatroexalações. Repita de três a cinco vezes este exercício.

B. Respiração ritmada. Toque estes exercícios com ritmo constante, repetindo quantasvezes forem necessárias. Mantenha o ritmo constante sem perder tempo nas pausas.É de extrema importância conseguir uma relaxada exalação, seguida de máximasinalações no tempo escrito das pausas. Você deve respirar a mesma quantidade de artodas as vezes que você inalar. Respiração completa.

EXERCÍCIO DE COMPARAÇÃO DE RESISTÊNCIA.

Este é um exercício de ar em movimento e controle de ar. Ele é uma excelente forma devocê iniciar a sua prática diária, enquanto desenvolve sua musculatura para movimentar oar.
Enquanto alterna entre o menor e o maior comprimento do seu instrumento (semválvulas e com todas às válvulas abaixadas), fique atento da diferença de resistência entreos dois. O tempo deve ser lento.
Evite a tendência de tocar mais devagar quando estivercom todas às válvulas abaixadas (use sempre o metrônomo). Escute o som do ar emmovimento através de seu instrumento e mantenha a mesma velocidade do ar durante toda aduração da nota, não faça diminuendo, e mantenha a mesma velocidade do ar com ou semválvulas. (Iniciar o exercício de respiração com o instrumento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário